Entre os dias 7 e 8 de maio de 2024, a comunidade de Terra Ronca se reuniu para a criação da Carta de Direitos Climáticos do território, documento que representa o Cerrado no projeto Cartas de Direitos Climáticos. Com a presença de 39 pessoas, os participantes definiram como demandas prioritárias a Conservação do Cerrado (Fauna e Flora), o Combate ao Fogo e o Direito à Água. O encontro foi promovido pelo The Climate Reality Project Brasil, em parceria com a A Vida no Cerrado e apoio do Coletivo de Mulheres da Sociobiodiversidade, Coletivo de Mulheres do São João, Parque Estadual de Terra Ronca, Reserva Extrativista de Recanto das Araras de Terra Ronca/ICMBio, Pousada Sertão Veredas e Brigada Comunitária Terra Ronca.
O Terra Ronca, localizado no nordeste de Goiás, entre a Serra Geral baiana e o goiano Morro do Moleque, abriga um dos maiores complexos de cavernas do Brasil. A Gruta de Terra Ronca destaca-se entre as maiores entradas de caverna do país. Abrangendo os municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, lá estão mais de 260 cavernas e grutas catalogadas, constituindo uma verdadeira riqueza espeleológica. Se inserem no território, também, a Reserva Extrativista de Recanto das Araras de Terra Ronca, gerida pelo ICMBio e o Parque Estadual Terra Ronca, gerido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás.
O turismo, juntamente com o extrativismo e a pecuária familiar, é uma importante fonte de renda para boa parte da população local. O Povoado de São João Evangelista, onde ocorreu o encontro da carta, possui paisagens verdes, remanescentes da vegetação nativa do Cerrado, rios e cachoeiras e as impressionantes cavernas, que oferecem atrativos para o desenvolvimento do ecoturismo na região. Estamos em uma região do Cerrado ainda preservada, parte dos 48% de vegetação nativa remanescente do bioma.
“Terra Ronca é a comunidade. Só se preserva aquilo que se ama e só se ama o que se conhece. Só haverá preservação do Cerrado em Terra Ronca com a população como protagonista!”
Conheça as demandas, leia a carta na íntegra!
Como você pode colaborar
Junte-se a nós nesta jornada em busca da justiça climática. Seja você um especialista no assunto ou alguém que apenas começou a se interessar pelo clima, sua contribuição é valiosa. Juntos, podemos criar um impacto real e defender um mundo mais verde e saudável para todos. Se você acredita que pode colaborar com qualquer das medidas demandadas pelo território envie uma mensagem para brasil@climatereality.com e entraremos em contato com você.
Outras Leituras
Metodologia Cartas de Direitos Climáticos: Aprenda como fazer a Carta do seu território.
Utilizando as Cartas de Direitos Climáticos como ferramenta de incidência política: Guia para transformar as demandas da sua carta em realidade.
Leia a reportagem ambiental "Em seus barulhos tectônicos, Terra Ronca é Cerrado gritando por vida" da editoria Faça chuva ou faça sol, meu Cerrado já está vulnerável, por Maria Alice, do núcleo de comunicação da organização parceira A Vida no Cerrado.
Comentarios