top of page
  • Foto do escritorThe Climate Reality BR

Cartas de Direitos Climáticos pelo Brasil: Morro do Papagaio

Atualizado: 19 de ago.

Como parte de nossas boas práticas de acessibilidade digital, este texto foi disponibilizado como página na web: Cartas de Direitos climáticos pelo Brasil: Morro do Papagaio


Em 18 de Maio de 2024 aconteceu o encontro de lançamento da Carta de Direitos Climáticos do Morro do Papagaio, organizado em parceria pelos projetos Eu Amo Minha Quebrada, The Climate Reality Project Brasil, Global Shapers Hub Belo Horizonte e Engajamundo, em defesa dos direitos climáticos do morro do Papagaio. Esta é a primeira carta de direitos climáticos de um território da cidade de Belo Horizonte - MG.

PARTICIPANTES DO EVENTO DE LANÇAMENTO SEGURAM A CARTA

O evento contou com a presença de moradores do território e facilitadores. Eles debateram os impactos do clima em suas vidas e selecionaram diferentes eixos temáticos para criar demandas que buscam construir um futuro melhor para a comunidade em tempos de emergência climática.


Os eixos priorizados pelos participantes foram: saneamento básico, descarte de lixo, superpopulação de pets, regularização fundiária, endemia de dengue, mobilidade e racismo ambiental. A carta resultante desses debates já está disponível para leitura, e todos são convidados a contribuir para transformar as demandas do documento em realidade.


O Morro do Papagaio, também chamado de Aglomerado Santa Lúcia, é uma favela na região centro-sul de Belo Horizonte, com uma população de 16.914 habitantes, de acordo com o último censo da prefeitura. A área conta com 3.848 moradias, abrigando em média 4,4 residentes por casa, em um terreno de apenas 477.000 m². A história do Morro do Papagaio começa com a união de quatro favelas: Vila Estrela, Vila Santa Rita de Cássia, Vila São Bento (também conhecida como Vila Carrapato ou Bicão) e Vila Barragem Santa Lúcia. A denominação unificada reflete o nome do morro onde as comunidades foram estabelecidas. Todos os bairros vizinhos ao Morro são urbanizados e foram planejados desde a inauguração da cidade no século XIX, como as ruas dos bairros São Pedro e Santo Antônio.


Conheça as demandas e os sonhos do Morro do Papagaio. Leia a carta na íntegra.


Como você pode colaborar

Junte-se a nós nesta jornada em busca da justiça climática. Seja você um especialista no assunto ou alguém que apenas começou a se interessar pelo clima, sua contribuição é valiosa. Juntos, podemos criar um impacto real e defender um mundo mais verde e saudável para todos. Se você acredita que pode colaborar com qualquer das medidas demandadas pelo território envie uma mensagem para brasil@climatereality.com e entraremos em contato com você.


Outras Leituras

Metodologia Cartas de Direitos Climáticos: Aprenda como fazer a Carta do seu território.


Utilizando as Cartas de Direitos Climáticos como ferramenta de incidência política: Guia para transformar as demandas da sua carta em realidade.

107 visualizações1 comentário

1 Comment


Júlio Fessô #EuAmoMinhaQuebrada
Júlio Fessô #EuAmoMinhaQuebrada
May 19

Mais um importante passo rumo a uma Quebrada Sustentável. 🌱♻️🌎💚

Like
bottom of page