top of page
Foto do escritorThe Climate Reality BR

Comunidade de Terra Ronca, em Goiás, lança sua Carta de Direitos Climáticos no próximo dia 24

Atualizado: 1 de ago.


lançamento local 24 de agosto de 2024 16h30 Salão Comunitário do Povoado São João  Evangelista

No sábado, 24 de agosto, às 16h30, a comunidade de Terra Ronca, no estado de Goiás, realizará o lançamento local da Carta de Direitos Climáticos. Esse documento expressa as demandas e aspirações da comunidade diante dos desafios climáticos. O evento é aberto e convidamos todos a participar.


A carta foi elaborada em maio de 2024, durante um encontro promovido pelo The Climate Reality Project Brasil, em parceria com a A Vida no Cerrado e apoio do Coletivo Mulheres da Sociobiodiversidade, Parque Estadual de Terra Ronca, Reserva Extrativista de Recanto das Araras de Terra Ronca/ICMBio, Pousada Sertão Veredas e Brigada Comunitária Terra Ronca.


O evento de lançamento tem como objetivo reunir moradores do território com autoridades locais e apresentar as três demandas principais descritas na carta: Conservação do Cerrado (Fauna e Flora), Combate ao Fogo e Direito à Água. 


As Cartas de Direitos Climáticos são um projeto de The Climate Reality Project Brasil, representado nacionalmente pelo Centro Brasil no Clima, que busca criar uma Carta em cada bioma brasileiro, em colaboração com lideranças e coletivos locais.  


Sobre o território: O Terra Ronca, localizado no nordeste de Goiás, entre a Serra Geral baiana e o goiano Morro do Moleque, abriga um dos maiores complexos de cavernas do Brasil. A Gruta de Terra Ronca destaca-se entre as maiores entradas de caverna do país. Abrangendo os municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, lá estão mais de 260 cavernas e grutas catalogadas, constituindo uma verdadeira riqueza espeleológica. Se inserem no território, também, a Reserva Extrativista de Recanto das Araras de Terra Ronca, gerida pelo ICMBio e o Parque Estadual Terra Ronca, gerido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás. O turismo, juntamente com o extrativismo e a pecuária familiar, é uma importante fonte de renda para boa parte da população local. O Povoado de São João Evangelista, onde ocorreu o encontro da carta, possui paisagens verdes, remanescentes da vegetação nativa do Cerrado, rios e cachoeiras e as cavernas, que oferecem atrativos para o desenvolvimento do ecoturismo na região. A região do Cerrado ainda preservada, parte dos 48% de vegetação nativa remanescente do bioma.


Conheça as demandas e leia a carta na íntegra clicando no botão abaixo. Se você acredita que pode colaborar com qualquer das medidas demandadas pelo território, envie uma mensagem para brasil@climatereality.com e entraremos em contato com você.




Leitura complementar

Leia a reportagem ambiental "Em seus barulhos tectônicos, Terra Ronca é Cerrado gritando por vida" da editoria Faça chuva ou faça sol, meu Cerrado já está vulnerável, por Maria Alice, do núcleo de comunicação da organização parceira A Vida no Cerrado.

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page