The REALITY Tour chega a Belém e traz discussões essenciais sobre a crise climática
- The Climate Reality BR
- há 22 horas
- 3 min de leitura
O evento aconteceu em Belém e foi uma parceria com a Universidade Federal do Pará.

No último dia 29 de março de 2025, Belém, no Pará, foi palco do The REALITY Tour, um evento global voltado para sensibilizar jovens sobre as mudanças climáticas e estimular a participação ativa na causa ambiental. O evento reuniu especialistas, ativistas e lideranças em um dia intenso de palestras, debates e workshops, e contou com a exibição da emblemática apresentação de Al Gore, Prêmio Nobel da Paz e ex-vice-presidente dos Estados Unidos, que trouxe dados atualizados sobre os impactos e soluções para a crise climática global.

A programação teve início com a abertura oficial conduzida por Renata Moraes, gerente do The Climate Reality Project Brasil e Guilherme Syrkis, Diretor Executivo da filial brasileira e do Centro Brasil no Clima. Logo depois, Kimberly Silva abordou a temática "Rumo à COP 30: o que é e qual é meu papel?", contextualizando a relevância da conferência climática que será sediada no Brasil em 2025 e sua atuação no ativismo climático. A abertura também contou com uma apresentação cultural do grupo Sarau em Movimento, trazendo poesia como forma de expressão e reflexão.

Um dos momentos mais aguardados do evento foi a transmissão da apresentação de Al Gore. Com legendas e dublagem em português, os participantes puderam acompanhar as análises do ex-vice-presidente sobre a atual crise climática e os desafios para o futuro. A apresentação aconteceu no The REALITY Tour de Paris, no dia anterior. Em seguida contamos com uma fala do Reitor da Universidade Federal do Pará, Professor Gilmar Pereira da Silva.

A programação seguiu com o painel "Crise Climática: um olhar sobre o Brasil, Belém e a Amazônia", teve a mediação de Thalison Correa e contou com apresentações de Renata Moraes, Wendell Andrade e Tatianny Soares, abordando os impactos regionais e nacionais da crise climática.

O segundo painel, "Justiça Climática", mediado por Bárbara Gomes, trouxe discussões sobre desigualdades socioambientais e soluções inclusivas. Waleska Queiroz falou sobre "Justiça Climática nas Periferias Urbanas", enquanto Natália Mapuá destacou "A Importância dos Povos Indígenas nas Políticas Climáticas". Roberta Sodré complementou o debate trazendo a temática "Legado Africano e Resistência Negra Amazônida no Enfrentamento da Crise Climática".

Os workshops aconteceram na sequência e ofereceram aos participantes diversas formas de engajamento na luta climática. Tayna Silva conduziu o workshop "Comunicação e Clima: Conectando Públicos e Mudanças Climáticas", enquanto Samily Maré e Talita Mendes trabalharam com "Construindo Cartas de Direitos Climáticos: Experiências em Belém". O "Mural do Clima" foi coordenado por Renata Moraes, e "A COP vai ser aqui: e o que vai ficar?" ficou a cargo de Alex Soares e Matheus Rodrigues.
O terceiro painel do dia, "Conferências Climáticas", mediado por Luan Werneck, trouxe Jean Ferreira para discutir "COP: desafios e perspectivas" e Luciano Frontelle para abordar "Conferências Climáticas de Juventude".

Encerrando a formação, contamos com palavras de Ursula Vidal, Secretária de Cultura do Estado do Pará, e Izabela Jatene, Professora da UFPA e membro da Comissão Executiva da COP 30 da Universidade. Para fechar com chave de ouro, os participantes foram presenteados com uma apresentação cultural de Carimbó Regional Jurupari, trazendo um pouco da tradição amazônica para o evento.

A experiência online da apresentação de Al Gore continua disponível para aqueles que desejam se aprofundar ainda mais nos desafios e soluções para a crise climática. O conteúdo pode ser acessado com legendas em português pelo link.

O The REALITY Tour em Belém reforçou a necessidade de ações urgentes e coletivas para combater as mudanças climáticas e mobilizou jovens a se tornarem agentes ativos na construção do futuro.
Imagens por Amarilis Marisa
Comentários